Fazer uma reforma de banheiro pequeno pode parecer simples e fácil, mas se não for executada da forma certa, essa obra pode virar um grande problema no futuro.

Por isso, nesse conteúdo você vai entender como fazer uma reforma de forma simples, barata e eficiente, planejando cada etapa e poupando esforços na construção do seu banheiro.

O que levar em conta ao reformar o seu banheiro?

O que levar em conta ao reformar
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Fazer uma reforma de banheiro pequeno pode parecer fácil e simples, mas para acertar na sua e evitar dores de cabeça, existem várias questões que você deve considerar.

Já que estamos falando em banheiro pequeno, começar tendo em mente o layout e o projeto de obra da reforma é essencial, assim como levar em conta as necessidades desse espaço, o uso que você fará dele no dia-a-dia, e até mesmo a planta estrutural do cômodo.

Além desses pontos, não é preciso dizer que o bom aproveitamento do espaço é uma regra fundamental em uma reforma de banheiro pequeno. Por isso, tenha sempre em vista o uso estratégico desse recurso, criando espaços de circulação confortáveis em todo o cômodo.

Uma dica de ouro para acertar nessa hora, é trabalhar com medidas mínimas padrão de espaço para banheiros. Dessa forma, fica mais fácil se guiar na construção.

Como planejar uma reforma de banheiro pequeno?

Reforma de banheiro pequeno
Foto de Curtis Adams no Pexels

Depois de conhecer os principais requisitos para uma reforma de banheiro pequeno de sucesso, é hora de aprender a planejar a sua, e para isso, alguns passos são essenciais.

Antes de começar qualquer planejamento, o primeiro passo é saber o que vai ser mudado no seu banheiro, e como essas mudanças vão sanar as suas necessidades.

Por isso, nessa etapa, montar um pequeno projeto de reforma é essencial. Ele vai te ajudar a planejar todas as mudanças da forma certa, fazendo o melhor uso do seu espaço e ajudando a criar o ambiente perfeito para você.

Além disso, você também deve se atentar para pequenos detalhes do projeto, que podem fazer a diferença no resultado da reforma, como uma boa ventilação, um bom uso de nichos e prateleiras, e até uma boa distribuição de luz pelo cômodo.

4 coisas para evitar em uma reforma no banheiro

4 coisas para evitar
Foto de La Miko no Pexels

Sabendo como planejar bem uma reforma de banheiro pequeno, é hora de ir um pouco além, e entender 5 pontos a evitar na hora de executar sua reforma, que podem prejudicar a obra e o funcionamento do seu banheiro.

Veja quais são eles:

  1. Acabamentos mal pensados – Usar acabamentos que não sejam bem pensados para um ambiente úmido, sem resistência ao desgaste e ao uso no dia-a-dia pode te trazer muita dor de cabeça no futuro, por isso pense bem na hora de escolher os seus.
  2. Uso de peças bonitas, mas pouco funcionais – Outro erro comum em reformas de banheiro, é utilizar peças e acessórios que tenham muito apelo estético, mas sejam pouco funcionais, e até ruins de manusear. Isso pode destruir o seu banheiro.
  3. Mau aproveitamento de espaço – Como dissemos antes, um bom aproveitamento de espaço é essencial em um banheiro pequeno, e utilizar mal esse recurso pode prejudicar o uso do cômodo no dia-a-dia. Por isso, se certifique se usar cada centímetro de espaço de forma inteligente.
  4. Iluminação sem planejamento – A iluminação é um elemento base em todo banheiro, e por isso deve ser pensada com cuidado. Errar nessa etapa pode deixar o seu banheiro ainda mais desfuncional, te dando mais dor de cabeça.

Como gastar pouco em uma reforma de banheiro pequeno?

Como gastar pouco em uma reforma
Foto de Blue Bird no Pexels

Com tantos detalhes para considerar, fazer uma reforma de banheiro pequeno pode acabar custando caro, ainda mais com os preços de materiais sempre em alta. Por isso, saber como economizar nessa hora é essencial.

Para fazer isso, um dos segredos é orçar e comprar todos os materiais com antecedência, fazendo uma boa pesquisa de custo e aproveitando promoções em períodos de queima de estoque, como o início do ano.

Além disso, nessa hora também vale a pena fazer escolhas estratégicas na obra, que vão te poupar dinheiro na soma final dos gastos. Aqui vão algumas delas:

  • Diminua a quantidade de revestimentos usados no ambiente;
  • Aproveite as sobras de materiais para fazer acabamentos e retoques de detalhes;
  • Use materiais mais simples e econômicos, sem sacrificar a qualidade dos produtos;
  • Use detalhes visuais, como pintura com tinta acrílica ou pontos de iluminação, para substituir mudanças que seriam feitas com uma obra.

Adotar essas medidas te ajudará a economizar nos gastos com a obra, deixando dinheiro de sobra para usar em pontos mais importantes ou em outras partes da casa.

Como escolher revestimentos para banheiro

Como escolher revestimentos
Foto de Iva Muskic no Pexels

Pronto. Agora você já sabe tudo que precisa para executar uma reforma de banheiro pequeno prática e eficiente, gastando muito pouco no processo.

Mas para te ajudar ainda mais, vamos te contar 3 dicas para escolher os revestimentos certos para esse espaço.

Veja só:

  • Escolha pisos mais aderentes, com maior coeficiente de atrito
  • Evite pedras naturais, como o mármore. Elas são porosas e costumam manchar com facilidade.
  • Escolha porcelanatos acetinados, com bom índice de aderência para dentro do box.

Se essas dicas foram úteis para você, que tal conferir outros conteúdos desse tipo? Dê uma olhada no nosso site e confira outros textos sobre o mundo da reforma e construção.