Você quer fazer uma reforma de cozinha mas não sabe por onde começar ou mesmo como economizar na sua obra? Então saiba que fazer uma reforma simples e prática é possível, e pode sair mais barato do que você pensa.

Se quer saber mais, continue lendo. Nesse conteúdo vamos te contar tudo que você precisar para reformar sua cozinha com simplicidade e economia.

Confira:

O que levar em conta ao reformar sua cozinha?

O que levar em conta ao reformar
Foto de Milivoj Kuhar no Unsplash

Antes de cair de cabeça em uma reforma de cozinha, você precisa se preparar e saber o que considerar ao executar essa obra. Por isso, existem alguns pontos que não podem ser deixados de lado.

O primeiro deles é saber exatamente o que vai ser mudado na sua cozinha, e como você pretende executar a sua  reforma. Sem saber o que você quer construir e como vai fazer isso, é muito fácil se perder em uma obra, o que pode trazer muita dor de cabeça no futuro.

Após isso, o segundo passo é entender o que pode ser feito na cozinha, levando em conta o orçamento que você tem disponível, o espaço que tem para usar, e os limites de estrutura da sua casa.

Ainda nessa linha, pensar em como você pretende usar sua cozinha no dia-a-dia, também pode ser um ótimo ponto a considerar, já que a circulação e o uso desse espaço vão interferir diretamente nas mudanças que pretende implantar com a sua obra.

Como planejar uma reforma de cozinha?

Reforma de cozinha
Foto de immo Renovation no Unsplash

Levando o que acabamos de ver em conta, é hora de você aprender a planejar sua reforma de cozinha da forma certa.

O primeiro passo para fazer uma boa reforma, é ter um bom projeto em mãos, que deve ser feito por um profissional qualificado e experiente.

Estar de posse de um projeto bem detalhado vai garantir que você tenha a visão da sua reforma em detalhes, sabendo tudo que vai ser feito e como será feito.

Calcular bem as medidas do espaço da sua cozinha e saber como usar bem os pontos de circulação é outra boa prática para ter um planejamento eficiente.

Por isso, tenha boa noção da área livre desse cômodo, e como você pretende usá-la a seu favor.

Por fim, pense na sua rotina na cozinha. Quais mudanças poderiam facilitar o uso desse espaço? Como a reforma poderia te ajudar a criar um ambiente mais personalizado?

Pensar em tudo isso vai te ajudar a aplicar mudanças que façam sentido para a sua rotina doméstica.

O que não pode faltar em uma reforma de cozinha?

O que não pode faltar em uma reforma
Foto de Charles Deluvio no Unsplash

Sabendo as principais etapas para planejar sua reforma, é hora de ir mais a fundo, e entender 4 elementos que você não pode deixar de lado em uma reforma de cozinha.

Veja só:

  • Uso inteligente do espaço – Já vimos que fazer um planejamento que contemple bem o espaço que você tem na cozinha é essencial, por isso repetimos esse ponto aqui. Fazer uma reforma pensando no uso estratégico do espaço, pode fazer milagres na organização da sua cozinha.
  • Atenção aos detalhes – Em uma reforma de cozinha, nem sempre é necessário fazer mudanças radicais, e às vezes focar em pequenos consertos e detalhes pode ser a solução para fazer uma boa obra.
  • Bom uso da circulação – Ter uma organização que valorize a circulação no dia-a-dia, deixando a cozinha mais funcional, também é um elemento essencial em uma reforma, e não pode ficar de fora da sua lista de prioridades.
  • Cautela com a demolição – Nem sempre uma reforma precisa de demolição em todo lugar, e às vezes isso nem é necessário. Por isso, saiba bem o que vai realmente precisar ser destruído, e também onde esse processo não vai ser necessário.

Como fazer uma reforma de cozinha gastando pouco?

fazer uma reforma gastando pouco
Foto de Andre Taissin no Unsplash

Se leu até aqui, você já sabe o que levar em conta ao fazer uma reforma de cozinha, e como planejar bem a sua, evitando dor de cabeça. Feito isso, o próximo passo é saber como economizar no processo.

Para isso, o ideal é criar uma obra enxuta, que contemple apenas o essencial e não exija um orçamento exorbitante.

Você pode fazer isso com ações simples, como evitar demolições e trocas desnecessárias de revestimentos, ou mesmo trocando as mudanças que precisaria fazer com uma obra, por soluções mais simples, que podem ser resolvidas com um objeto de marcenaria, por exemplo.

Além disso, optar por móveis funcionais e práticos, planejados para o espaço da sua cozinha, também pode te ajudar a economizar na reforma de espaços desnecessários, além de aumentar a economia na compra de objetos e peças para esse cômodo.

Bons exemplos de móveis desse tipo, são bancadas de cozinha com lixeiras e lava-louças embutidas, ou mesmo armários embutidos.

Dicas para fazer uma reforma em pouco tempo

fazer uma reforma em pouco tempo
Foto de Annie Gray

Pronto. Agora você já sabe tudo que precisa para fazer uma reforma de cozinha de forma prática e barata. Mas antes de começar a planejar a sua, veja mais 3 dicas que vão te ajudar a executar a sua obra em bem menos tempo.

  1. Compre todos os materiais com antecedência.
  2. Contrate uma mão-de-obra confiável e eficiente.
  3. Planeje todo o projeto e a execução em detalhes.

Se gostou desse conteúdo, não esqueça de deixar o seu feedback nos comentários, e sugira outros temas do seu interesse. E não esqueça de também conferir nossos outros textos sobre o mundo da reforma e da decoração!