Fazer uma decoração com quadros pode ser a salvação para dar um up naquele canto vazio da casa ou esconder aquela rachadura imensa na parede.

Mas saber como combinar estilos e tamanhos diferentes pode ser bem difícil.

Por isso, nesse conteúdo vamos te mostrar como montar uma decoração com quadros em vários cômodos, como fazer combinações criativas misturando tamanhos e estilos, além de também, como utilizar quadros em ambientes integrados e muito mais.

Confira logo abaixo:

Como saber onde fazer uma decoração com quadros?

Decoração com quadros é uma técnica visual excelente para dar um ar mais pessoal e esteticamente atraente a um ambiente, mas como saber exatamente onde usar essas peças?

Se você tem essa dúvida, saiba que para usá-las da melhor forma, é ideal entender qual o espaço que mais precisa delas, ou seja, aquele espaço sobrando ou parede vazia que precisa de uma incrementada na decoração.

Sabendo disso, você pode usar quadros em quase qualquer ambiente, desde a sala até o banheiro, tudo depende do seu gosto e da necessidade do espaço.

Mesmo assim, antes de sair colocando essas peças em cada canto da casa, é bom entender qual estilo de quadros funciona melhor em cada cômodo, de forma que o seu espaço tenha um visual harmônico e alegre.

Então, antes de começar a compor, entenda um pouco da sensação que quer passar em cada ambiente, e pesquise sobre os estilos de quadros e gravuras que mais combinam com a sua decoração.

Como combinar quadros na parede?

Como combinar quadros
Foto de Heather bozman no Pexels

Entendidas as regras para fazer uma boa decoração com quadros, é hora de aprender a combiná-los corretamente na sua parede.

Uma dica muito boa para compor com quadros, é alinhar todas as peças em um mesmo eixo da parede, misturando tamanhos e até estilos de arte diferentes, para criar o conhecido efeito Gallery Wall.

Para fazer isso, você pode criar esse efeito preenchendo uma parede inteira mais isolada, ou em cima de um móvel um pouco maior, como um sofá, por exemplo.

Apesar de ser uma boa ideia de composição, vale lembrar que criar um ponto em comum entre os quadros, como usar o mesmo tipo de arte, ou a mesma cor de moldura, vai te ajudar a manter a harmonia do espaço sem perder a expressividade da combinação de tamanhos.

4 dicas para misturar estilos na decoração com quadros

4 dicas para misturar estilos
Foto de Rachel Claire no Pexels

Além de criar combinações de quadros com molduras e tamanhos diferentes, na hora de criar uma decoração com quadros você também pode misturar estilos visuais diferentes, prezando sempre pela composição harmônica.

Por isso, separamos 4 dicas para misturar estilos de quadros na sua decoração de maneira simples e eficiente.

Confira:

  1. Tente dar uma função para a variação de estilos – Isso pode ser feito com a composição tipo galeria, e deixará a variação de estilos mais harmônica, como parte de uma peça maior;
  2. Encontre um ponto de harmonia entre os estilos diferentes e o ambiente – Variar os estilos pode ser muito útil em ambientes com decoração contemporânea ou mais despojada, e essa escolha faz muito sentido aqui, então anote essa opção;
  3. Crie uma montagem em formato tela única – Fazer uma composição de quadros diferentes em um formato de tela única, como em um mosaico, dá uma função à variação de estilos, deixando o ambiente mais atrativo;
  4. Pense em qual mistura de estilos cabe melhor em cada ambiente – Não adianta misturar estilos contemporâneos com um espaço rústico, ou vice-versa. Então tome cuidado para criar composições que estejam em harmonia com o tom geral do ambiente.

Como fazer decoração com quadros em ambientes integrados?

Como fazer decoração com quadros
Foto de Curtis Adams no Pexels

Se leu até aqui, você já sabe como criar uma decoração com quadros em ambientes específicos da casa, e como combinar peças de tamanhos e estilos diferentes.

Mas existe outra função muito útil para esses itens, que também pode contribuir para a sua composição: a decoração de ambientes integrados.

Em ambientes integrados, usar quadros para criar pequenos pontos de divisão ou conexão entre os ambientes é uma ótima ideia para incrementar o visual, e você pode fazer isso de forma muito simples, variando os estilos de arte ou mesmo os tamanhos das peças em cada cômodo.

Para dar um exemplo concreto, você pode usar quadros para unir o visual de uma sala e cozinha integrada, ou numa sala de estar com sala de jantar, utilizando a mesma paleta de cores nos quadros de cada cômodo, ou mesmo usando o mesmo estilo de molduras.

O mesmo conceito se aplica em uma divisão dos espaços, já que basta apostar em quadros de tamanhos ou estilos diferentes nos dois ambientes para criar uma limitação visual sutil e eficiente.

Truques para escolher os melhores quadros

Truques para escolher os melhores quadros
Foto de PNW Production no Pexels

Agora você já sabe como fazer uma decoração com quadros, e pode começar a sua agora mesmo. Mas antes de ir, veja 3 truques práticos para escolher os melhores quadros para a sua casa:

  • Escolha modelos de imagens, molduras e visuais que você gosta, e que casem com o estilo do ambiente;
  • Pesquise exemplos de composições de quadros na internet. Como esses aqui;
  • Escolha quadros que combinem com o estilo de cada espaço.

Curtiu essas dicas? Então nos conte nos comentários. E continue acompanhando nossos conteúdos sobre arte e decoração!