O piso laminado tem sido e continua a ser uma grande característica dos pisos em casas modernas. Este maravilhoso e hiperfuncional é um revestimento resistente e destinado a acompanhá-lo por muitos anos, além de ser muito fácil de manter.

Dito isso, o laminado parece realmente ser a escolha perfeita para qualquer opção. Mas quais são os prós e contras do piso laminado? Todos conhecemos bem as suas vantagens, mas também existem desvantagens em relação à escolha de um parquet autêntico e simples? Vamos ver todos juntos neste artigo sobre o piso laminado, leia conosco!

Piso laminado: prós e contras

Piso laminado: confira todas as suas vantagens e desvantagens!
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay

Antes de nos aprofundarmos nas vantagens e desvantagens de optar por colocar um piso laminado em nossa casa ou escritório, vamos tentar entender exatamente o que é.

Inventado na segunda metade da década de 1970 por uma empresa sueca, o laminado é um piso flutuante multicamadas em fibra de madeira, comercializado em painéis de diversos tamanhos e efeitos de superfície.

A estrutura de cada painel é composta por quatro elementos:

  1. Uma camada inferior com função de equilíbrio estabilizador;
  2. Painel central em MDF, composto por fibras de madeira e ligantes resinosos;
  3. Uma impressão fundida de alta resolução da decoração que reproduz o grão e as cores da madeira;
  4. Uma película protetora transparente e à prova d’água, chamada overlay.

Ao contrário do parquet, que deve ter uma camada de madeira na superfície com espessura de pelo menos 2,5 mm, o piso laminado não é madeira real, mas reproduz a essência desejada graças a uma decoração impressa.

Piso laminado: Benefícios

O piso laminado tem encontrado amplo espaço no mercado atual devido a sua enorme versatilidade, e muito mais detalhes. Um piso laminado é, antes de tudo, muito mais barato do que escolher o parquet tradicional.

Portanto, é possível optar por um piso laminado principalmente se você tiver uma casa muito grande ou uma grande atividade comercial, para não perder aquele efeito “quente” típico da madeira, sem, no entanto, passar pela dificuldade de manutenção e os altos custos.

Outro aspecto positivo é a facilidade de manutenção: um piso laminado pode ser lavado com água simples e detergente, sem prestar muita atenção ao desgaste como faria com um parquet normal.

Para uma limpeza mais profunda, pode também utilizar uma solução de água e vinagre (60 ml de vinagre diluído num litro de água), ideal para eliminar eventuais resíduos secos no chão, como manchas ou gordura.

O importante é lembrar de secar o piso com um pano de microfibra para evitar que o vinagre, ao secar naturalmente, danifique a camada protetora da superfície.

Para manchas mais difíceis, pode-se também utilizar um limpa vidros comum, que deve ser borrifado em pequenas quantidades diretamente na área a ser tratada, secando imediatamente a parte úmida.

Não somente essas, aqui estão outras vantagens do laminado:

  • Resistência à umidade: ao contrário do parquet, no qual é inspirado, o piso laminado é especialmente tratado para resistir mesmo em ambientes muito úmidos, diferentemente do que acontece com a “madeira natural”;
  • Resistência à abrasão: uma das maiores preocupações dos autênticos proprietários de parquet é o desgaste. O piso laminado é muito mais resistente a abrasões, como fricção de móveis no chão, patas de cães e gatos, crianças e eventos domésticos normais. Menos marcas, maior durabilidade;
  • Espessura: um piso laminado pode ter diferentes espessuras e, consequentemente, ser mais adaptável a diferentes necessidades. Pela regra, quanto menor a espessura, menor é o custo. Mas leve em conta que laminados finos precisam de um contrapiso extremamente bem nivelado;
  • Alma verde: parece trivial, mas deve ser dito. O piso laminado, por não ser derivado da madeira, é certamente mais “amigo da natureza”;
  • Versatilidade: as infinitas possibilidades de design da impressão a laser de decorações em laminado permitem não só recriar muitas cores com efeito de madeira, mas também reproduzir outros materiais como pedra ou cerâmica, tornando o laminado um material mais versátil que a madeira, perfeito para decorar diversos ambientes.

Todas as desvantagens do piso laminado

As desvantagens do piso laminado estão relacionadas principalmente à absorção de ruído. Enquanto o parquet torna a caminhada simples abafada, o piso laminado é muito barulhento.

Por isso é necessário colocar um tapete fono absorvente entre a mesa e o chão, para evitar muito barulho. Além disso, outro aspecto negativo consiste em seu caráter “econômico”, que, embora seja considerado um dos méritos, potencializa o prestígio da casa.

O custo relativamente baixo para sua instalação é contrabalanceado pela impossibilidade de alisar ou renovar um laminado danificado: se um ou mais painéis apresentarem arranhões, incisões ou sobreposição desgastada, eles devem ser substituídos. Por outro lado, pequenos defeitos podem ser corrigidos com kits de reparo específicos.

Esta foi nossa matéria sobre as vantagens e desvantagens do piso laminado. Esperamos ter ajudado você com nossa matéria específica sobre o material. Até a próxima!