As plantas decorativas vem sendo cada vez mais utilizadas nos ambientes, pois além de promover beleza, também contribuem com a sensação de bem-estar e aconchego. Inclusive, muitos que compram ou alugar a casa na imobiliária, incluem algumas plantas logo após a mudança, a fim de trazer mais vida aos espaços. Contudo, com a rotina cada vez mais corrida, é fato que muitas pessoas não têm tempo para oferecer os devidos cuidados a esses seres vivos. Justamente por isso, é importante apostar em outras alternativas, como as plantas falsas, que parecem realmente de verdade.

Entretanto, o que boa parte das pessoas também não sabe é que existem espécies que podem ser cultivadas dentro de casa e na sombra, ao mesmo tempo que se mantêm saudáveis. Então, se você quer saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o post de hoje e veja quais são as melhores plantas decorativas.

Quais são as melhores plantas decorativas?
Foto de Mikhail Nilov

Samambaia

Um clássico da decoração, a samambaia pode ser usada de diferentes maneiras nos ambientes. O ideal é que ela fique em lugares sombreados e que recebam luz indireta, sendo que a umidade é o ambiente perfeito, mas sem deixar o solo encharcado.

Suculenta

A suculenta é uma planta com praticamente infinitas espécies, sendo uma opção bonita, delicada e perfeita para quem não quer se preocupar todos os dias com as regas, por exemplo. Sendo assim, elas gostam de muita luz e precisam de pouca água, mas também existem aquelas que preferem luz indireta.

Orquídea

O que muitos não sabem é que a orquídea é uma ótima planta para se ter no interior das casas. Com uma grande variedade de cores, formatos e espécies, ela é bem simples de cuidar, o que já faz com que ganhe muitos pontos para quem quer deixar os ambientes bonitos, sem muito esforço. É importante ficar atento, no entanto, à manutenção de pelo menos uma vez por mês em época de florescimento, pois assim ficará sempre bonita e vistosa.

Portulacaria

Com folhas em formato redondo, essa planta promove um toque bastante delicado e diferenciado aos ambientes. Além disso, se adapta muito bem ao clima quente e seco, além de sobreviver em ambientes com sol e vento. É importante, contudo, moderar nas regas, pois não gosta de umidade em excesso. Além disso, é importante realizar a fertilização adequada.

Lírio da Paz

Com certeza essa é uma das plantas mais clássicas para usar nas salas de estar e TV. O lírio da paz gosta de terra úmida e sombra, possuindo uma folhagem discreta e diferenciada. Além disso, é uma excelente opção para quem deseja purificar o ar dos ambientes, podendo chegar a até meio metro de altura.

Cacto

Outra opção de planta é o cacto, que não possui quase nenhuma manutenção. Principalmente se optar pelos menores, você terá o mínimo de trabalho. Inclusive, é uma das espécies mais indicadas para decoração de interiores, sendo muito versátil, com diferentes formatos. Sendo assim, pode ser colocado na mesa de centro, de jantar, pias, janelas, estantes, etc.

Palmeira Ráfia

Também conhecida como palmeira ráfia, essa planta é muito usada na decoração oriental, mas ainda assim promove muita sofisticação aos ambientes ocidentais, podendo ser usada em casas, apartamentos e jardins de inverno. Ela é muito fácil de cuidar, exigindo regas semanais no verão e quinzenais no inverno, desde que sua terra esteja bem adubada.

Jade

A jade é uma planta com verde intenso, muito parecida com uma pequena árvore. Vale lembrar que ela não gosta de muito sol e prefere solo úmido. Considerada uma espécie de suculenta, ela é chamada também de árvore da amizade, podendo ser usada em qualquer espaço de sua casa. Ela é perene e ornamental e você pode colocá-la em estantes, prateleiras e até mesmo no banheiro.

Narciso

Essa é uma flor de origem europeia, com crescimento reto e compacto. A Narciso é uma flor amarelada, bastante rústica e que floresce em duas épocas do ano: na primavera e no inverno. Ela é uma ótima pedida para ter em casa, sendo ideal deixá-la próxima das janelas, visto que gosta de luminosidade e solo úmido.

Antúrio

Por fim, o antúrio é outra opção bastante tradicional e popular no interior das casas e apartamentos, com destaque para a flor vermelha e folhagem verde-escura. Ela é considerada uma planta exótica, com formato de coração em suas folhas. Além disso, floresce o ano todo, podendo chegar a 90 centímetros e indicada para mesinhas de centro ou aparadores. Lembre-se que ela gosta de terra úmida e regas a cada 3 dias.

Então, agora que você conhece algumas das melhores plantas decorativas para ter em sua casa, já pode escolher qual incluir nos ambientes. É importante lembrar que todas elas exigem poucos cuidados, o que é excelente para quem não tem tempo. Mas, ainda assim, é importante ficar atento aos sinais, assim como ao seu desenvolvimento.