A despensa é um dos espaços mais importantes de uma casa, pois é aqui que ficam os alimentos e quando não estão armazenados corretamente, podem causar impactos negativos no dia a dia dos moradores. Justamente por isso, existem diversos organizadores feitos com injeção plástica que foram criados, a fim de garantir a organização desse espaço. Feitos com moldes de injeção, eles contribuem para que tudo fique à mostra, evitando desperdício e contribuindo para a rotina alimentar de todos.

Contudo, sabemos que não é todo mundo que sabe como organizar a despensa. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com x dicas imperdíveis.

Faça uma limpeza geral

O primeiro passo é retirar todos os alimentos e pacotes que estão em sua despensa e fazer uma boa limpeza, passando um pano úmido para remover pó e outras sujeiras acumuladas. Além disso cheque um por um para confirmar a data de validade, jogando fora tudo o que já venceu e colocando próximo da visão dos olhos o que está perto da data de vencimento. Com isso, você aumenta o espaço útil e consegue organizar melhor os outros itens.

Separe os alimentos por grupos

Agora é hora de separar os pacotes por grupos de alimentos em sua despensa, ou seja, categorizar os itens. Você pode, por exemplo, juntar bolachas, chocolate e outras guloseimas de um mesmo lado do armário, grãos e cereais em outro, massas e temperos no canto, etc. Além disso, também pode separar conforme o uso em refeições. Por exemplo, temperos, farofa e azeite próximos, bolachas e pão para o café da manhã, etc.

Use potes transparentes

Como organizar a despensa na cozinha?
Foto de Pixabay

Os potes transparentes são os grandes salvadores de uma despensa, podendo ser de plástico, desde que seja de boa qualidade. A ideai é remover tudo aquilo que pode ser tirado da embalagem original, como feijão, arroz, pipoca, macarrão, bolacha, etc. Dessa forma, você melhora a visualização da despensa, sabendo exatamente o que tem e qual a quantidade dos itens. Dessa forma, será mais fácil para seu cérebro entender que precisa usar determinados alimentos.

Caixas organizadoras são grandes aliadas

As caixas organizadoras com certeza irão te ajudar a deixar sua despensa mais organizada, especialmente se ela não for tão grande. O ideal é que cada uma delas abrigue uma determinada categoria de alimentos, pois assim será mais fácil identificar o lugar de cada coisa no local. Mas, se precisar de mais de uma para a mesma categoria, lembre-se que elas devem ficar próximas umas das outras. Aqui, você também pode incluir cestinhas e bandejas.

Use etiquetas

As etiquetas irão ajudar a identificar o que tem em cada pote de alimento, nas cestinhas, bandejas e caixas organizadoras. Com isso, você não vai precisar perder tempo procurando o que precisa, visto que tudo já estará bem separado e organizado. A boa notícia é que você pode fazer etiquetas personalizadas na internet usando materiais bem baratos, além de poder imprimir em casa. Dessa forma, além de maior organização, você também deixa a despensa mais bonita.

Tenha organizadores de arame

Outra dica incrível para otimizar o espaço em sua despensa é por meio de organizadores de arame. Eles são feitos justamente para que você consiga armazenar alimentos de maneira otimizada, sem precisar empilhar um sobre o outro e ter dificuldade na hora de pegar o que precisa. Além disso, existe uma grande variedade de modelos disponíveis no mercado, fazendo com que você tenha muito mais agilidade no dia a dia.

Cheque a despensa antes de sair às compras

Por fim, uma última dica para que sua despensa fique sempre organizada é checar a despensa antes de ir ao supermercado e fazer uma lista de comprar. Com isso, você evita comprar itens repetidos e que irão superlotar sua despensa de maneira desnecessária. Além disso, ainda evita o desperdício, especialmente quando falamos de alimentos perecíveis.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que a organização de sua despensa será muito mais simples. Mas, lembre-se que é importante manter a arrumação em dia, colocando tudo o que usar de volta em seu devido lugar. Além disso, fazer a lista de compras com base no que já tem dentro de casa te ajuda a evitar o desperdício.