A cozinha é um dos principais cômodos da casa, sendo usada não apenas para as refeições e preparos, mas também como um ambiente social. Sendo assim, é muito importante que ela seja bem organizada, a fim de facilitar o dia a dia dos moradores e também promover o bem-estar e conforto. Nesse sentido, são muitos itens que podem contribuir para esse objetivo, principalmente quando feitos com injeção plástica. Contudo, sabemos que não é todo mundo que conhece quais são eles e como utilizá-los corretamente. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 7 dicas de organização de cozinha. Vamos lá?

Tenha potes transparentes

7 dicas de organização de cozinha
Foto de Mark McCammon

Os potes transparentes são excelentes para quem quer ter uma cozinha organizada e bonita. O ideal é retirar alimentos das embalagens originais para serem armazenados aqui, como arroz, feijão, pipoca, macarrão, bolacha, entre outros. Dessa forma, você tem uma visualização mais clara sobre o que possui, contribuindo para evitar o desperdício, além de saber o que precisa comprar no supermercado e o que ainda pode ser utilizado por determinado tempo. Além disso, os potes transparentes feitos com injeção plástica são um verdadeiro charme.

Utilize caixas organizadoras

As caixas organizadoras também são incríveis para uma cozinha sempre organizada. Elas são extremamente versáteis e podem ser usadas das mais diferentes maneiras, armazenando pacotes de alimentos que não quer colocar em potes, itens fechados, chocolates, entre outros. Mas, uma boa dica para ficarem ainda mais funcionais é colocar uma etiqueta informando o que possui em cada uma delas, pois assim não precisa perder tempo abrindo todas as caixas em sua cozinha.

Use divisórias de gaveta

As gavetas da cozinha podem se tornar um verdadeiro buraco negro quando não organizadas corretamente. Sendo assim, uma boa pedida é usar os organizadores, que podem ser comprados no tamanho exato da peça para armazenar o que deseja. Além das tradicionais divisórias de talheres, também é interessante apostar nos modelos quadriculados, permitindo que você guarde temperos e até mesmo potes de alimentos, abridores de garrafa, etc. O importante é que eles atendam às suas necessidades.

Prateleiras são grandes aliadas

Principalmente quando falamos de cozinhas pequenas, usar os espaços verticais é algo primordial. Nesse sentido, você pode apostar em prateleiras, estantes e nichos de paredes. Elas podem armazenar diversos itens para ajudar na organização do espaço, além de objetos decorativos para compor o ambiente, como plantas, por exemplo. Aqui, o importante é que você libere espaço e ao mesmo tempo consiga aproveitar as áreas das paredes, que não seriam utilizadas.

Ganchos e imãs

Os ganchos podem até mesmo parecer acessórios simples e sem muita utilidade. Contudo, eles têm um grande poder para otimizar os espaços, além de serem resistentes e suportarem bastante peso. Portanto, podem ser colocados em prateleiras aramadas e barras metálicas, serviço para pendurar xícaras, colheres, garfos, escumadeiras, etc. Já os imãs para facas facilitam a visualização dos tipos que possui, reduzindo o espaço que seria destinado para elas.

Deixe a bancada livre

O ideal é que você tenha espaço livre na bancada, pois assim a hora de cozinhar será muito mais simples e leve. Nesse sentido, o ideal é deixar em cima dela somente itens que utiliza com muita frequência, como a garrafa de café, por exemplo. Do contrário, guarde tudo no armário e deixe o local para realizar refeições rápidas e cozinhar com mais liberdade.

Organizadores de armário

Por fim, existem organizadores de armários feitos com arame que também são excelentes para a organização da cozinha. Afinal, eles ajudam a organizar os alimentos, louças, copos e outros itens, sem que tudo fique empilhado um sobre o outro. Assim, além de deixar o ambiente mais leve, também garante a distribuição adequada dos itens de cozinha.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de organizar sua cozinha de maneira prática e muito funcional para seu dia a dia. Mas, lembre-se que é primordial focar sempre no que é necessário, principalmente se o ambiente for pequeno. Dessa forma, conseguirá ter um ambiente bonito, aconchegante e adequado para seus desejos e demandas do dia a dia. Inclusive, ter a ajuda de profissionais especializados, como o designer de interiores ou personal organizer, pode ser uma ótima pedida.