A cozinha é um dos ambientes mais importantes de um imóvel, pois além de ser o local em que se preparam as refeições, também se tornou um cômodo social, em que os moradores recebem amigos e familiares. Inclusive, muitos que decidem mudar de casa e procuram um novo lugar para morar com a imobiliária, avaliam a cozinha com mais atenção.

Sendo assim, é comum que muitos decidam reformular o local, a fim de personalizá-lo de acordo com as necessidades e preferências. Para isso, a troca das pastilhas da cozinha é uma ótima solução, mas sabemos que a escolha não é tão simples assim. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para te ajudar a escolher as pastilhas da cozinha. Vamos lá?

Como escolher pastilhas para cozinha?

Pastilhas para cozinha: como escolher a sua?
Foto de Pixabay

As pastilhas para cozinha são ótimas para o revestimento da cozinha, deixando o ambiente ainda mais bonito e agradável. Hoje em dia existem diferentes tipos disponíveis no mercado e, justamente por isso, é muito difícil escolher dentre os tantos modelos, cores, materiais e marcas.

Contudo, existem alguns pontos que podem ser considerados na hora de escolher sua pastilha. Confira abaixo:

Conheça os modelos

Como falamos, existem diferentes tipos de pastilhas existentes para incluir em sua cozinha. Conheça abaixo quais são os principais para conseguir escolher o que mais se adequa às suas necessidades e preferências:

Pastilhas de vidro

As pastilhas de vidro são as mais usadas na cozinha, visto que apresentam brilho, transparência, além de serem mais fáceis de limpar. Além disso, não mancham com o tempo ou perdem a cor, sendo muito duráveis e com excelente custo-benefício. Contudo, por serem um pouco escorregadias, não é interessante que sejam colocadas no piso. Da mesma forma, é indicado contratar um profissional especializado para fazer o rejunte, pois se não for bem feito, com o tempo pode surgir mofo entre as pastilhas.

Pastilhas de inox

Já as pastilhas de inox são ainda mais delicadas e exigem atenção na hora da instalação. Inclusive, também é primordial que o assentamento e manutenção do revestimento sejam feitos por profissionais que realmente entendam sobre esse processo. Além disso, não se esqueça de verificar as instruções do fabricante para realizar a instalação e compra do rejunte.

Redondas e hexagonais

Essas pastilhas são cada vez mais tendência em cozinhas modernas, sendo um novo universo para se explorar. São uma excelente alternativa para o padrão quadrado, promovendo imponência e originalidade ao ambiente.

Retangulares

As pastilhas retangulares também são excelentes para incluir nas cozinhas, sendo substitutas da tradicional pastilha quadrada, sendo encontradas em vidro, porcelana, cerâmica e metal. Além disso, um diferencial é que esse modelo é sempre vendido já pré-aplicado em uma tela, com aplicação ainda mais prática.

Tom sobre tom

Por fim, as pastilhas quadradas que combinam diferentes tons da mesma cor são as mais comuns e de menor custo, quebrando a monotonia da cozinha sem precisar misturar várias cores. Além disso, vale ressaltar que elas ainda têm um ótimo custo-benefício, podendo ser aplicadas até mesmo no drywall.

Pense no estilo de decoração

Na hora de escolher as pastilhas, é muito importante avaliar o estilo da decoração. Isso porque, dessa forma você consegue promover maior harmonia ao ambiente, sem deixar de lado a sofisticação e conforto. Por exemplo, para uma cozinha moderna, é possível investir em cores mais vibrantes, como laranja ou vermelho. Contudo, se o estilo do ambiente for mais tradicional e clássico, essas cores não são as mais recomendadas.

3. Manutenção

Outro ponto importante é considerar a manutenção que as pastilhas exigem antes de fechar o negócio. Afinal, por mais práticas que possam ser, elas precisam de uma limpeza constante. Sendo assim, o recomendado é que elas sejam limpas com uma solução de ácido muriático diluído e água na proporção de 1:1. Com isso, o brilho do material e o rejunte estarão sempre limpos e bem conservados.

4. Amplitude

As pastilhas também são ótimas para trazer sensação de amplitude ao ambiente. Nesse sentido, o ideal é apostar nos modelos menores, mas ao mesmo tempo é importante tomar cuidado com o tamanho. Por exemplo, para faixas estreitas e paredes menores, os modelos de 2×2 cm e 2,5×2,5 são os mais recomendados. Agora, se a sua cozinha for mais extensa, os pisos e paredes também pedem por formatos maiores.

Qual a melhor pastilha para cozinha?

É importante deixar claro que não é possível indicar o melhor modelo, cor e tamanho de pastilha para cozinha. Isso porque, cada alternativa irá se encaixar em necessidades e estilos diferentes. Ou seja, é necessário analisar a sua cozinha, seus desejos, demandas e preferências e, somente assim, escolher a melhor opção para seu novo lar.

Além disso, não podemos deixar de lembrar que a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores é fundamental, pois conseguem criar um projeto personalizado e com soluções para trazer mais praticidade, sofisticação e conforto em seu dia a dia.