Com a pandemia do COVID-19, muitas empresas adotaram o Home office como modelo de trabalho integral e isso está presente no dia a dia das pessoas até os dias de hoje. Contudo, é fato que boa parte dos indivíduos mora em apartamento, que geralmente é um imóvel menor, o que pode causar uma certa dificuldade para organizar os espaços. Justamente por isso, muitos também optaram por mudar de casa com a ajuda da imobiliária, a fim de ter mais conforto no dia a dia.

Entretanto, ainda assim, é fundamental fazer boas escolhas e organizar bem o espaço. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar se é possível ter escritório em apartamento e como montar o seu. Vamos lá?

Escolha o local ideal

Dá pra ter escritório em apartamento?
Foto de Asad Photo Maldives

Um dos pontos mais importantes é que você escolha um ambiente que não esteja sendo utilizado para outra função, que pode ser um quarto, por exemplo. Mas, se você não tiver essa opção, existem outras alternativas, como na própria sala ou no quarto, desde que você deixe tudo sempre bem organizado. Além disso, é recomendado que o mini escritório seja fixo, ou seja, que você sempre trabalhe no local e não fique mudando toda hora. Dessa forma, sua cabeça entende melhor que o ambiente é voltado para o trabalho, ajudando a manter o foco e desempenho.

Pense no conforto

Outra questão que muitas pessoas acabam se esquecendo é o conforto. Afinal, de nada adianta trabalhar em casa, se o espaço não for confortável. Por isso, invista em uma boa mesa e cadeira, que sejam adequadas ao ambiente e às suas características. Isso porque, uma mesa muito baixa, por exemplo, pode causar dores a curto prazo e prejudicar sua saúde no longo prazo.

É importante ter em mente que isso irá impactar sua produtividade, desempenho e foco no dia a dia de trabalho, mas além disso, a compra desses móveis confortáveis e adequados deve ser considerada como um investimento em sua saúde e bem-estar.

Observe a iluminação

Vale ressaltar também que a iluminação é um dos grandes segredos para um trabalho produtivo. Inclusive, em ambientes escuros, é muito mais difícil de manter o foco, visto que as tarefas se tornam mais trabalhosas e o sono chega com maior facilidade. Sendo assim, escolha um ambiente que tenha uma boa incidência de luz natural.

Além disso, é importante investir na iluminação artificial, com a lâmpada central no teto e um abajur ou luminária de mesa próximo do computador. Lembre-se que aqui o ideal é utilizar a luz fria, pois ajuda na concentração e foco.

 Mantenha tudo bem organizado

Trabalhar em meio à bagunça é uma tarefa difícil, que pode atrasar seu trabalho e prejudicar o bem-estar, assim como fazer você perder tempo com tarefas desnecessárias, como procurar uma caneta, por exemplo. Sendo assim, mantenha o espaço sempre bem organizado, eliminando papeis, documentos e objetos que não utiliza. Além disso, tenha acessórios para te ajudar, como os porta-lápis, caixas organizadoras, etc. Da mesma forma, evite comer ou levar qualquer coisa que não esteja relacionada ao trabalho para o ambiente.

Uma boa dica para manter tudo bem organizado é fazer uma limpa no final do dia, jogando fora papeis, bolinhas, xícara de café, etc. Guarde as canetas no lugar e se quiser passe um pano. Temos certeza que seu próximo dia de trabalho começará de uma maneira muito melhor.

Invista em uma boa decoração

Vale lembrar também que a decoração do Home office é muito importante, pois traz personalidade ao espaço, tornando-o mais aconchegante e agradável, o que impacta significativamente em sua produtividade. Sendo assim, escolha elementos decorativos que estejam adequados ao seu gosto pessoal, como quadros, plantas, porta-retrato, etc. Mas, cuidado para não exagerar e acabar pesando o local, fazendo com que ele pareça bagunçado e até mesmo menor do que realmente é.

Móveis multifuncionais ajudam a otimizar o espaço

Por fim, mas não menos importante, os móveis multifuncionais são grandes aliados para quem tem uma área mais limitada no escritório em casa. Aqui, você pode apostar em mesas dobráveis para deixar a área livre enquanto não estiver trabalhando, além de mesas e pufes baús, que podem armazenar itens que não utiliza com tanta frequência. Da mesma forma, móveis com rodinhas e desmontáveis podem facilitar o dia a dia.

Dá pra ter escritório em apartamento?

Então, com as dicas do post de hoje, é provável que você já tenha entendido que sim, é possível ter escritório em apartamento. Para isso, é importante ter um bom planejamento, assim como um projeto para te ajudar a montar o espaço. Inclusive, contar com a ajuda de profissionais, como arquiteto ou designer de interiores pode ser uma ótima solução para criar um ambiente mais prático, funcional e bonito. Afinal, eles possuem maior conhecimento e experiência, oferecendo um espaço totalmente personalizado e adequado às suas necessidades.