São poucas as árvores que nos trazem a sensação de estar no litoral, sendo que o coqueiro com certeza é a principal delas, sendo inclusive, símbolo das praias do nordeste brasileiro. Sendo assim, é muito comum que as pessoas decidam plantá-lo em suas casas, principalmente se acabou de adquirir casas em condomínio e quer transformar o paisagismo do imóvel.
No entanto, existem alguns cuidados que precisam ser tomados, como escolher o tipo certo de coqueiro, local adequado para plantio, etc. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas essenciais para quem quer plantar um coqueiro em casa. Vamos lá?
Conheça os tipos de coqueiros
Antes de tudo, é muito importante que você conheça os tipos de coqueiro, para que saiba qual deles você mais gosta e quer plantar em casa:
Areca-bambu
Esse coqueiro é excelente para quem quer uma espécie alta, visto que pode chegar até 10 metros de altura. Mas, devemos lembrar que o crescimento é lento e o caule é mais fino. Sendo assim, ele é ideal para fachadas de casa e canteiros de jardim, exigindo muita luz para se desenvolver, assim como um solo bem nutrido.
Coqueiro anão
Com comprimento que pode ultrapassar os 10 metros, o coqueiro anão é uma ótima pedida para quem quer aproveitar a fruta. Ele pode oferecer três tipos de frutos: o coco verde, amarelo e o vermelho. Contudo, ele exige um clima com temperaturas mais elevadas.
Licuala grande
Para quem quer um coqueiro menor, mas que contribua com a decoração natural do jardim, essa é uma ótima espécie. Seu comprimento chega a três metros, com folhas largas, que se parecem com grandes leques verdes. Além disso, ele é bem resistente a climas quentes, podendo ser usado na calçada ou canteiro.
Palmeira das canárias
Se você tem um quintal grande e quiser ocupar o espaço, essa palmeira pode ser a melhor alternativa, podendo chegar aos 16 metros de altura. Tanto o caule quanto as folhas são grandes e largas, sendo que ela exige muito sol para se desenvolver da maneira esperada.
Ráfia
Por fim, a palmeira ráfia é outra opção de coqueiro de pequeno porte. Com cerca de 4 metros de altura, ela chama atenção por sua elegância e visual diferenciado, sendo que para aqueles que acreditam, ela pode atrair riqueza e sucesso. Vale lembrar que ela não exige muita luz para se desenvolver, sendo resistente a baixas temperaturas.
Como plantar coqueiro em casa?
Ao decidir plantar um coqueiro, vale lembrar que o ideal é que o solo seja arenoso e bem drenado e que o clima da cidade seja mais quente, em média 27˚C, independente da espécie escolhida. Então, confira abaixo algumas dicas para plantar seu coqueiro, seja ele anão ou alto:
Amoleça a casca do coco
Pegue um coco fresco, com água dentro e coloque-o em um balde com água, de forma que ele fique submerso por três a quatro dias. O objetivo é que a casca fique mais mole e úmida, tornando-se mais propícia para brotar raízes.
Coloque o coco em um saco plástico
Depois desse tempo, retire o coco da água e coloque-o em um saco plástico e mantenha em um lugar quente e escuro por três meses. Então, quando perceber que suas raízes começaram a crescer, retire a fruta do saco.
Deixe as raízes úmidas
Envolva as raízes em um papel toalha umedecido, devolvendo o coco para o saco logo em seguida e fique de olho no crescimento das raízes. Então, quando atingirem entre 15 a 20 cm de comprimento, é hora de plantar o coco na terra.
Plante o coco
Escolha o vaso e prepare a terra, fazendo uma mistura com areia. Por não ter uma raiz muito longa, não há necessidade de um vaso profundo no início. Então, faça um buraco para que a parte do broto fique embaixo do solo, deixando o vaso em um lugar que receba luz do sol durante o dia todo.
Caso queira plantar o coqueiro diretamente no chão, é importante que o solo seja arenoso e bem drenado, além de receber luz do sol na maior parte do dia.
Agora, se for uma área baixa, faça o possível para elevá-la, pois assim irá contribuir para que a drenagem aconteça a contento.
Realize as regas adequadas
Por fim, regue o coqueiro toda semana para que ele cresça forte e acompanhe seu desenvolvimento, pois assim estará sempre atento a possíveis pragas e doenças que surgirem.
Então, agora que você sabe como plantar coqueiro em casa e quais os cuidados necessários, já pode colocar em prática nossas dicas. Lembre-se de avaliar a área externa, assim como as características do tipo de coqueiro desejado. Com isso, você fará a escolha mais adequada para atender às suas necessidades e preferências, deixando sua casa ainda mais bonita e aconchegante.