É muito comum olharmos dentro do guarda-roupa e reclamar que não temos nada para vestir, além da falta de espaço para coisas novas. Contudo, esses problemas, na maior parte dos casos, acontecem pela falta de organização, que em meio à rotina corrida, acaba sendo deixada de lado. Mas, se você está se mudando para um novo imóvel escolhido na imobiliária, saiba que esse é o momento perfeito para fazer uma limpa em suas coisas e organizar seu guarda-roupa pequeno.

Contudo, sabemos que não é tão simples realizar essa tarefa. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas importantes e que com certeza farão a diferença em seu dia a dia. Portanto, continue acompanhando até o fim.

Elimine o que não usa mais

8 dicas para organizar um guarda-roupa com pouco espaço
Foto de Rachel Claire

O primeiro passo é retirar todas as peças do guarda roupa e analisar o que você possui. Temos certeza que irá encontrar itens que nem mesmo lembrava que tinha. Portanto, observe tudo com cuidado e separe o que não usa, seja por estar velho, danificado ou por não servir. Em seguida, coloque as que estão em boas condições para doação e as demais jogue fora. Com isso, você já irá liberar um bom espaço em seu guarda-roupa.

Analise o espaço

Com o guarda-roupas vazio e limpo, é hora de medir a largura, profundidade e altura do móvel e prateleiras com uma fita métrica. Anote todas as medidas e qualquer obstrução entre os espaços. Aproveite para dar um toque diferente no móvel, forrando as prateleiras com um papel perfumado para que as roupas fiquem sempre cheirosas e fresquinhas, além de facilitar a limpeza do dia a dia.

Categorize as peças

Em seguida, você deve separar suas peças por categorias e os tipos de roupas de forma estratégia. Sendo assim, reúna todas as calças em um monte, camisas brancas no outro, coloridas, lenços, cachecóis, calçados, suéteres e casacos, etc. Você pode escolher categorizar o armário de muitas maneiras, mas é importante que ela seja prática para seu dia a dia. Nesse sentido, se for mais fácil, separe-as por cores em degradê. Mas, se quiser, também pode organizar de acordo com as que mais usa no dia a dia para facilitar o acesso.

Use caixas organizadoras

Uma boa dica para quem quer otimizar o espaço de um guarda-roupa pequeno é apostar nas caixas organizadoras, que existem nos mais diferentes tamanhos, modelos, materiais e formatos. Isso porque, elas podem ser colocadas umas sobre as roupas, te ajudando a verticalizar o espaço e otimizar o armário. Mas, além das vestimentas, você também pode colocar acessórios, como bolsas, lenços, cintos, etc. Contudo, é muito importante que você coloque etiquetas para identificá-las e facilitar na hora de procurar o que precisa.

Aproveite o piso

Se o seu guarda-roupa não tem um espaço para os sapatos, você pode criar uma sapateira com as prateleiras sobre o piso. Afinal, dificilmente você vai querer deixar suas roupas em um lugar tão baixo e fácil de acumular pó, certo? Além disso, você ainda aproveita um espaço que ficaria inutilizado. Portanto, você pode deixar os sapatos soltos, dentro das caixas originais ou ainda nas caixas organizadoras. Temos certeza que sua casa como um todo ficará bem mais organizada.

Utilize as portas a seu favor

Vale lembrar que as portas do guarda-roupa também podem ser aliadas na hora da organização, principalmente de itens como roupão, joias, cintos, entre outros. Para isso, escolha um organizador que fique preso à porta e separe as peças por categoria, a fim de facilitar o manuseio no dia a dia. Mas, tome cuidado para não colocar peças muito pesadas e acabar prejudicando as dobradiças. Além disso, ganchos e prateleiras podem segurar cintos e chapéus.

Dobre as roupas seguindo um padrão

Outro ponto importante na hora de organizar as roupas em seu armário pequeno é a forma de dobragem. Sendo assim, o ideal é que você siga um padrão e, se quiser, utilize um molde para que fiquem todas do mesmo tamanho. Com isso, é mais fácil na hora de guardá-las no dia a dia.

Mantenha a organização em dia

Por fim, mas não menos importante, de nada adianta organizar as roupas dessa forma se não as manter arrumadas no dia a dia. Afinal, isso vai fazer com que seu armário fique bagunçado rapidamente e novamente pareça que você não tem nada para vestir ou espaço para mais roupas. Portanto, sempre que usar uma peça, devolva-a no mesmo lugar como encontrou.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de organizar seu guarda-roupa pequeno com muito mais facilidade e maestria. Mas, lembre-se de que é importante se desfazer de itens que não utiliza mais, assim como manter a organização em dia. Caso contrário o móvel sempre irá parecer pequeno e bagunçado, assim como você nunca terá roupas para usar.