O papel de parede é uma ótima solução para transformar os ambientes sem precisar investir em grandes mudanças. Inclusive, é muito utilizado por quem acabou de alugar um imóvel na imobiliária e não pode realizar reformas no local. Além disso, existem muitas opções disponíveis no mercado, com diferentes cores, estampas e texturas, promovendo maior versatilidade, além de encontrar uma opção que se encaixe em suas preferências e necessidades.

Contudo, é importante estar atento à instalação do papel de parede, que pode não ser tão simples, caso queira fazer por conta própria. Como sabemos que não é todo mundo que pode ou quer contratar um profissional especializado, preparamos o post de hoje com algumas dicas de como instalar o papel de parede sozinho. Vamos lá?

Avalie a superfície que irá aplicar o papel de parede

Como instalar o papel de parede sozinho?
Image by rawpixel.com on Freepik

O primeiro passo, antes mesmo de comprar o papel de parede, é analisar o local em que ele será aplicado. Afinal, é importante que ele esteja limpo, liso, sem rachaduras ou desníveis. Além disso, é importante tomar cuidado também em relação às superfícies que apresentem infiltrações, pois o papel de parede não pode ser aplicado nesses casos.

Tenha os materiais necessários

Depois de confirmar que sua parede pode receber o adesivo, é hora de separar alguns materiais que irão te ajudar no processo. Os principais são estilete, recipiente com água para diluição da cola, caso seja em pó, trincha, espátula lisa de plástico, escova de cerdas macias e uma trena. Dessa forma, a aplicação será muito mais simples.

Limpe a região

Agora é hora de colocar a mão na massa e dar início ao processo. Portanto, comece limpando a parede com a ajuda de um pano seco, retirando todo o pó e mantendo-a totalmente limpa. Mas, fique atento para não deixar nenhuma cerda presa ou fio que possa atrapalhar a colagem. Sendo assim, prefira um pano que não solte fiapos.

Meça corretamente

Em seguida, meça a altura da parede, acrescentando cerca de 10 cm em cada faixa, a fim de garantir que a aplicação seja feita dentro dos parâmetros. Uma boa dica é sempre marcar alguns pontos com lápis, pois assim poderá se guiar e colocar de forma correta e reta o adesivo na parede.

Corte as faixas

Esse é um dos momentos mais importantes, pois é importante que o corte das faixas seja feito de acordo com as medidas, mas sem se esquecer dos 10 cm adicionais, acrescentando em todas as faixas, a fim de igualar com o desenho da faixa anterior.

Passe a cola

Agora você deve colocar a faixa em uma superfície reta, como na mesa ou no chão limpo, com a estampa virada para baixo e passar uma demão de cola. Primeiramente, ela deve ser aplicada até metade da faixa somente, do centro para a extremidade. Em seguida, para completar, é necessário dobrar a parte com cola sobre si e repetir o processo na outra metade. Mas, caso seu papel seja autocolante, basta remover a película.

Aplique na parede

Agora é hora de iniciar o processo para aplicar o papel na parede. O ideal é começar pela parte superior, desdobrando e colando o papel, desenrolando-o até a parte inferior e deixando sobrar cerca de 5 cm de faixa nas extremidades. Com isso, a próxima faixa dará continuidade ao desenho, criando uma harmonia maior no ambiente.

Bolhas

É primordial que você tenha paciência com o processo e faça tudo com calma, pois caso contrário bolhas de ar podem se formar. Sendo assim, é necessário alisar com cuidado a superfície do papel com as mãos. Em seguida, passe a escova para finalizar o processo. Além disso, para retirar o excesso da cola, a espátula de silicone será fundamental, sempre com os movimentos do centro em direção às bordas.

Finalização

Por fim, mas não menos importante, se você deseja o melhor resultado estético para seu papel de parede, uma boa dica é aplicar as faixas sem sobrepor umas as outras, juntando o desenho lado a lado. Além disso, utilize novamente a espátula para pressionar os vincos e cantos no rodapé e teto, cortando as sobras com o estilete. Para finalizar, após a secagem, uma recomendação é fazer um corte em cruz sobre as tomadas e retirar o excesso de papel.

Então, com as dicas do post de hoje, a aplicação do papel de parede por conta própria será muito mais simples e rápida. Contudo, caso não tenha nenhuma experiência e esteja com receio de errar, nossa dica é procurar a ajuda de um profissional. Isso porque, dependendo do caso, principalmente se não tiver paciência, pode ser que você faça algo errado e acabe perdendo o papel de parede que comprou. Com isso, as chances de prejuízo são muito maiores, pois além de precisar comprar um novo papel de parede, também será necessário contratar mão de obra.