Você quer fazer uma reforma de casa simples em um cômodo que precisa de reparos, mas não quer gastar muito dinheiro com demolição e obras? Então veio ao lugar certo.

Nesse conteúdo você vai entender como fazer uma reforma simples na sua casa, de forma bem planejada, eficiente e barata, que atenda à todas as suas necessidades.

Quer saber como? Então continue lendo.

O que considerar antes de fazer uma reforma

O que considerar
Foto de Laurie Shaw no Pexels

Apesar de não parecer à primeira vista, fazer uma reforma de casa simples exige planejamento e preparação. Por isso, saber o que considerar ao fazer a sua é um passo mais do que essencial.

Já que é uma obra como qualquer outra, esse tipo de reforma exige a mesma atenção que uma construção comum. Por isso, começar sabendo o que você pretende mudar, o quanto pode gastar e como pretende executar a obra é um bom ponto de partida.

Além disso, também vale a pena montar um projeto de obra por completo, com a ajuda de um arquiteto ou profissional qualificado. Dessa forma, você vai garantir que tudo saia como planejado, evitando problemas desnecessários e gastos fora do orçamento.

Por fim, vale lembrar que é sempre bom considerar as necessidades que a obra vai sanar na sua casa, e calcular o tempo que todo o projeto irá tomar.

Essas são duas medidas importantes para garantir uma reforma cem por cento eficiente.

Como planejar uma reforma de casa simples

Como planejar uma reforma
Foto de Alena Darmel no Pexels

Sabendo bem o que levar em conta na hora da sua reforma, é hora de aprender como planejar uma reforma de casa simples da forma certa, considerando os passos que vimos antes.

Tenha em mente as suas necessidades

De nada adianta fazer um planejamento que não corresponda ao o que você realmente precisa construir. Por isso, na hora de planejar a sua obra, saiba exatamente o que precisa ser feito, como vai ser feito e qual resultado você espera no final.

Monte um orçamento com base nas prioridades

Construído o planejamento, o próximo passo é entender quais sãos as prioridades da sua reforma, e então fazer um orçamento cobrindo todas elas.

Nessa hora, vale a pena colocar tudo que for preciso no orçamento, e depois fazer uma filtragem aprofundada, tirando ao máximo tudo que for desnecessário.

Busque ajuda de um profissional

Mesmo em uma obra simples, ter auxílio de um profissional na etapa de planejamento pode te ajudar a deixar tudo exatamente da maneira que você pensou, agilizando todas as etapas de construção.

Por isso, não hesite em buscar um projeto de reforma completo ou uma consultoria.

Dicas para calcular o orçamento de uma reforma

Dicas para calcular o orçamento
Foto de Pixabay

Depois que o planejamento estiver pronto, o próximo passo de uma reforma de casa simples é calcular quanto você vai gastar com toda a obra, e para isso, preparamos 3 dicas para montar um orçamento da forma certa.

Veja só:

  1. Orçe tudo com antecedência – Como já vimos, fazer um orçamento detalhado antes de começar a construir qualquer coisa é essencial, garantindo gastos bem mais precisos e organizados.
  2. Monte uma planilha de custos – Colocar todos os custos em uma planilha organizada e detalhada também é uma ótima opção para fazer um bom orçamento de obra, já que assim você conseguirá manter um controle financeiro de tudo que for usado e comprado.
  3. Deixe um valor de reserva no orçamento – Em uma obra, imprevistos são quase sempre uma realidade, e se precaver contra eles é necessário. Por isso, ao montar o seu orçamento, lembre-se sempre de separar uma quantia para gastos de emergência e problemas repentinos.

Como economizar em uma reforma simples

Como economizar em uma reforma simples
Foto de AlphaTradeZone

Se acompanhou esse post até aqui, você já conhece as principais etapas para fazer uma reforma de casa simples  sem dor de cabeça. Então, é hora de aprender a economizar nesse projeto.

Para isso, existem alguns truques que você pode seguir, e vão te ajudar a economizar com segurança.

Faça um projeto enxuto e realista

Já comentamos sobre a importância de ter um projeto. Mas aqui, vale adicionar outra ideia importante: criar um projeto realista e enxuto, sem adicionais que estejam fora do orçamento, é uma maneira de garantir que a sua obra seja executada com o mínimo de gastos possível.

Use materiais simples e procure por promoções

Outra forma muito efetiva de economizar na sua reforma, é escolher os materiais mais simples para o seu projeto, seja comprando um revestimento mais barato, economizando no uso da marcenaria, e por aí vai.

Além disso, procure promoções de materiais em fim de estoque, elas acontecem o tempo todo, e geralmente ofertam produtos por um preço muito abaixo do habitual.

Conclusão

Conclusão
Foto de Ann H no Pexels

Agora você já sabe o que levar em conta ao fazer uma reforma de casa simples, aprendeu a planejar a sua da forma certa, e até mesmo viu como economizar na compra de materiais e como fazer um orçamento bem pensado.

Dito isso, agora é hora de colocar a mão na massa e começar a fazer a sua obra.

Se você ainda tem dúvidas sobre como reformar da forma certa, deixe a sua pergunta nos comentários, vamos adorar responder você!

E caso queira mais conteúdos desse tipo, não esqueça de conferir os outros textos do nosso site, temos certeza que eles vão te ajudar.